top of page

19 de março

 Ricardo Jorge Pinto ganha a vida a trabalhar com palavras, como jornalista, professor e comentador. Na agência Lusa, é subdiretor de Informação.

 Na Universidade Fernando Pessoa, é professor associado de Ciências da Comunicação.  Na RTP, é comentador residente de Política Nacional.

 Na Faculdade de Letras do Porto, estudou História e Filosofia, para aprender a pensar.  Na Escola Superior de Jornalismo, estudou Comunicação. Fez o doutoramento em Jornalismo Político na Universidade de Sussex (Reino Unido) e na Universidade do Texas (Austin, EUA). No período de emigração, lecionou em Austin e foi jornalista estagiário no The New York Times. Por cá, entretanto, trabalhou no Jornal de Notícias, no Liberal, na revista Burgo, na Rádio Universitária do Porto, foi jornalista e depois diretor da Redação do Porto do Expresso, teve um programa na TSF, foi diretor de informação da Rádio Nova Era e deu aulas em vários cursos ligados a comunicação.

​

 Quando não está ocupado com estas tarefas, pode ser encontrado a tentar ser pai de dois adoráveis filhos adolescentes, a reunir amigos para jantaradas e longas noites de conversa, a sobreviver ao estado civil de divorciado e a alimentar os seus vícios (guerra civil americana, Bob Dylan, xadrez, rádio amadorismo, ping pong, e outras maluqueiras que pontualmente o interessem).

​

 Não o desafiem para viagens, que ele aceita. E se essa viagem incluir um Ford Mustang, boa companhia e estradas do interior dos EUA, ele faz a mala em dez minutos.

Ricardo Jorge Pinto

"Manipulação da opinião pública"

bottom of page